sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tree of life









Tree of Life Web Project (TOL) é um trabalho de colaboração de biólogos e amantes da natureza de todo o mundo. O projeto fornece informações sobre a biodiversidade, as características dos diferentes grupos de organismos, e sua história evolutiva.
ÓTIMO!

Biology in Motion

Esse site é bem famoso e tem umas animações bem simpáticas.
Enjoy!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Animações de citologia!

Pessoal, sei que existem várias animações de cito por aí, mas achei essas aqui bem legais, pois estão em português para que nossos alunos compreendam melhor.

Até!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ensinando Vírus com Discovery Channel!

Para incrementar as aulas de bio sobre vírus, aí vai  um link da anatomia de um vírus, disponível no site da Discovery. É interativo e bem legal.

Nascimento de cavalos marinhos

Me lembro de uma aula chata de biologia onde o professor passou na lousa como giz branco a seguinte classificação:

Os peixes são classificados em: Cartilaginosos e Ósseos, blablabla e blablabla...uns tem isso, outros tem aquilo, e tudo isso vai fazer uma diferença enorme na vida de vocês. 

Bem, é de suma importância abordarmos as relações filogenéticas entre os vertebrados, incluindo os peixes- nossos avós d'água. Salientar suas características peculiares é sim necessário, no entanto podemos inovar um pouco nossas aulas mostrando, por exemplo este lindo vídeo que mostra o nascimento de cavalos marinhos!
Não existe mais aquela coisa de: Os peixes cartilaginosos tem tantas nadadeiras desse jeito, e os ósseos daquele outro jeito.... NÃO, não vamos deixar de apresentar o mínimo da beleza dos belos peixes aos nossos pupilos...
O mundo dos peixes tem inúmeras peculiaridades, que variam muito de espécie para espécie, se generalizarmos muito os alunos perdem o interesse...
Este foi apenas um exemplo dentre muitos outros. Na era dos vídeos do youtube, as coisas ficam mais fáceis.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Correria!

Gente, desculpem-me pela demora!
Estou atarefada com a volta às aulas... planejamentos, reuniões pedagógicas e tudo mais. No entanto, estava  agora preparando aula e não pude deixar de deixar essa dica: enciclopédia da vida.  É, o nome já diz tudo! Acesse e conheça a enciclopédia que tem como objetivo depositar dados e divulgá-los sobre todos os seres vivos!!!!
ENJOY!!