Como foi a aula hoje, filho?
- Mãe, a professora não deu nada, só passou um "filme lá".
Através da frase acima podemos inferir algumas questões...
1) O professor trabalhou um determinado conteúdo inicializando-o, desenvolvendo-o, ou finalizando-o através da exibição de algum filme que se encontra inserido no contexto abordado, mas o aluno não compreendeu o objetivo do professor.
2) O professor desenvolveu a mesma metodologia acima mas não explicou aos alunos o motivo de ter exibido o filme.
3) O professor realmente matou uma aula e passou "um filme lá" totalmente fora do contexto.
Acredito que muitos aqui já tenham se deparado com alguma das situações acima. Muitas pessoas, incluindo pais e até mesmo a coordenação pedagógica não compreendem a importância da utilização de filmes durante determinadas aulas.
Lembro-me uma vez que estava trabalhando biomas terrestres com o 1º EM e exibi vários trechos da série Planeta Terra, da BBC. Quando as exibições terminaram, um aluno me perguntou: - Professora, hoje não vai ter filminho?
Bom, eu havia explicado aos alunos a importância do documentário bem como a sua inserção no contexto trabalhado, mas provavelmente eu posso ter sido menos enfática do que eu deveria ter sido, a gente aprende- hoje não acontece mais.
Para evitar este tipo de situação antes de exibirmos filmes e documentários, precisamos de um planejamento- como todas as nossas demais atividades, e este deve estar claro para alunos e coordenação, assim evitando que pais eventualmente entrem em contato com o colégio e perguntando à coordenação os motivos de o professor ter apenas passado "um filminho lá" para os alunos... e deixando o fatídico conteúdo "para trás".
Podemos exibir o filme antes, durante ou após a exposição de um assunto em sala, enfatizando sempre os motivos pelos quais estamos trabalhando desta forma.
Não é recomendável que os estudantes façam anotações sobre o filme... aquela história de: - "Quero relatório depois do filme" - não seria uma estratégia muito adequada, pois o aluno acaba dispersando sua atenção e pode perder momentos particularmente importantes da trama, ou outros tipos de detalhes prejudiquem sua compreensão.
Se houver tempo, (o grande inimigo de nossos planos de ensino), reúna os alunos em grupos para que os mesmos troquem idéias, observem aspectos que possam ter passado despercebidos, discutam propostas e estratégias e finalizem o momento com a elaboração de um texto contendo a análise e contextualização realizadas.
O que eu mesma faço às vezes é interromper o filme para explicar algum conceito que pode ser desconhecido dos estudantes, repetindo a cena após a explicação.
Aqui vai um link contendo diversos filmes que podem ser trabalhados em sala, não estão abordados apenas filmes com contexto biológico... ok?
Um projeto que estou desenvolvendo em um dos colégios em que trabalho chama-se: "Cinema no colégio", onde o propósito é reunir os alunos em período oposto ao das aulas para assistir filmes relacionados diretamente ou não com o plano de aula.
O primeiro da lista é o famoso " O Óleo de Lorenzo" , que retrata a luta e da construção do conhecimento científico de um casal para tentar salvar o filho de uma terrível doença genética chamada ALD. O filme foi premiado, e é utilizado por professores de quase todas as disciplinas para abordar diversos temas. No caso de biologia é excelente para trabalhar lipídios, genética e a própria noção de ciência.
Após a exibição deste filme, pretendemos exibir outras obras, como "O fabuloso destino de Amelie Poulain", "A onda", etc. O interessante é que como eu já citei, nem todos os filmes abordam diretamente temas trabalhados em sala, mas é interessante que apresentemos aos nossos alunos diversos tipos de obras, provenientes de diversos países, para que eles possam ter um maior conhecimento cultural em relação ao cinema e desenvolvam também senso crítico, opinião, melhor compreensão de aspectos sociais, artísticos e econômicos.
Dica de leitura:Na sala de aula com a sétima arte- aprendendo com o cinema- João Luis de Almeida Machado
'Cinema na Escola' é, principalmente, uma declaração de amor a Sétima Arte. O autor, quando fala de cinema na escola não inventa fórmulas desconectadas da realidade, mas coloca no papel experiências provenientes de projetos, trabalhos, encontros e inúmeras experiências desenvolvidas em sala de aula com os alunos com os quais teve o prazer de conviver ao longo de sua carreira como professor.
Dados técnicos:
Editora: INTERSUBJETIVA
ISBN: 8589945316
ISBN-13: 9788589945318
Edição: 1ª EDIÇÃO - 2008
Numero de páginas: 160
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