quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Herança Epigenética


A Epigenética tem sido muito discutida atualmente, embora não seja tão recente. Foi na década de 40 que esse assunto foi introduzido no meio científico. São muitos os exemplos que podemos citar com relação a esse fenômeno, dentro dos quais citarei o peso (fisicamente falando.. massa) das crianças norte-americanas.
Cerca de 25 milhões de crianças norte-americanas estão acima do peso ou obesas, o percentual nos últimos 30 anos triplicou para crianças de 6 a 11 anos, um bebê nascido em 2000 tem hoje 40% a mais de chance de desenvolver diabetes tipo II. Em 2005 foi publicado um relatório no The New England Journal of Medicine afirmando a existência de uma epidemia de obesidade infantil, e que esse seria um elemento deflagrador de uma série de eventos que poderia produzir o primeiro declínio moderno na expectativa de vida dos americanos.
A alimentação dos americanos é muito famosa, não havendo dúvida de que seus hábitos alimentares estão os levando cada vez mais cedo ao cemitério. No entanto tem sido sugerido que o problema não é apenas a alimentação... a sugestão se chama Epigenética.
Acredita-se que principalmente os hábitos alimentares das mães nos primeiros estágios de gravidez podem ter um impacto sobre o metabolismo dos filhos. Isso decorre pois alguns compostos podem se ligar a gene específicos e impedir sua expressão- como se fosse um interruptor sendo desligado. Pesquisas da mesma fonte mostram que fatores ambientais, como alimentos que ingerimos e cigarros que fumamos, podem ligar ou desligar esse interruptor.
A epigenética estuda a possibilidade de herança e expressão de características novas dos pais, sem uma alteração prévia no material genético. O ambiente estaria diretamente ligado à expressão gênica neste caso- dois organismos que possuem o exato material genético podem expressar fenótipos diferentes.
Lamarck tem sido citado algumas vezes quando pensamos em Epigenética... principalmente por sua defensora Eva Jablonka (geneticista israelense conhecida principalmente por seus estudos  em herança epigenética).
Abaixo seguem alguns links que trazem artigos  sobre o assunto.
Acredito que precisamos começar a introduzir este conteúdo em nossas aulas de genética...



Até mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto: claro e explicativo. Parabéns.