segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: ONDE TERMINAM OS PARALELOS POSSÍVEIS?

Boa noite pessoal,
acabei de ler esse artigo, o qual achei muito válido e útil para nós professores, é de autoria do Professor Nélio Bizzo da USP.
Nada melhor que contextualizar historicamente os conceitos que tratamos em sala com nossos alunos- é a de que a idéia do passado auxiliando a compreensão do presente.
Aqui vai um trecho do artigo:


Evocar a História para iluminar o ensino tem sido uma estratégia bastante comum. A literatura especializada registra esta tendência no ensino de Ciências pelo menos desde meados do século passado no Reino Unido (Jenkins, 1989 e 1990). A idéia de que o passado ajuda a compreender o presente parece muito atraente e até mesmo acima de qualquer dúvida. Ultimamente, ao sabor da moda, várias iniciativas têm sido realizadas no sentido de colocar a história da ciência a serviço do ensino. Vários paises têm tomado iniciativas, como os Estados Unidos (projeto 2061), Dinamarca (curriculo nacional), Holanda (PLON), Inglaterra e País de Gales (curriculo nacional)1, além da criação de uma revista especializada na Nova Zelândia (Science & Education). Em outro artigo, procuramos mostrar algumas das propostas que têm sido apresentadas no sentido de aproximar essas duas áreas (Bizzo, 1993a). Aqui, o objetivo será o de mostrar algumas restrições e cuidados que deveriam estar presentes nesse debate.

Leia mais aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Muuuito obrigada pelo artigo do profº bizzo!!! É matéria de concurso e não estava achando em lugar nenhum!!! :)