segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

The Zoo of You! The Evolution inside you.

Olá caros colegas!
No meu outro blog tem um link permanente que irá remetê-lo a um site excelente sobre evolução, está em inglês, mas vale a pena fazer um esforço para traduzir! São muitas atividades para alunos e professores, e também vídeos e muitos textos dispostos de forma organizada e didática por categorias (como pode-se observar abaixo):








Para alegria daqueles que gostam do assunto, o site tem uma "versão" beta, onde eu encontrei muita coisa boa, de qualidade mesmo. Uma das "seções" que mais gostei foi a que contou com a participação do   paleontólogo Neil Shubin (aquele do Inner fish e Tiktaalik) com a seguinte abordagem: The Zoo of you- que contém comparações anatômicas interativas de várias regiões do corpo humano (cabeça, embrião, tronco, membros) com regiões semelhantes embriologicamente a outros animais (mosca de frutas, tubarões, etc)- lindas evidências da evolução.

Quando você clica sobre os pontinhos brancos que estão em regiões estratégicas do corpo, ele abre uma janela com as figuras do livro que contêm as comparações embriológicas e muitas vezes também ilustrando a distribuição dos genes homeóticos  e humanos e em outros animais.
Além desta e outras atividades interativas, o site também possui guia para professores com atividades e uma lista de links que pode levar uma semana toda de exploração.
Não percam.... tem muita coisa boa nesse site!

4 comentários:

Unknown disse...

Professora, parabéns pelo seu espeço de divulgação. Precisamos de mais professores com atitudes como essa em nossas escolas.
Meus votos de sucesso!

Unknown disse...

Olá professora! Parabéns pela atitude de elaborar um blog para professores. Poxa, são muitas dicas que você tem publicado, coisas que eu realmente nunca havia visto. Precisamos de mais professores com iniciativa igual a sua, sorte que você não é da minha cidade... rs. Abraços e mus votos de sucesso em sua carreira, que já tem se mostrado brilhante.
Prof. Cotrim

Prof.ª Caroline Vilasboas disse...

Obrigada Professor! Que bom que esse humilde blog tem ajudado algumas pessoas!

Unknown disse...

Professora Carol,
muito legal seu blog, parabéns.
Sou professora de ciências, você acha que existe a possibilidade de um professor de ciências e biologia ensinar também religião e criação? Estou quase pedindo demissão por conta disso. Qual sua opinião?