quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Botânica


Acho que eu nunca vi uma matéria ser tão odiada por alunos e por professores... Na faculdade era uma das matérias que o pessoal menos gostava (e a minha preferida, junto com genética e bio mol). Lembro uma vez que trabalhei em um cursinho e me perguntaram:
- Qual frente você prefere?
- Ah por mim tanto faz!
- Ah, você pode pegar botânica então? Ninguém gosta.
É uma pena, pois as plantas são encantadoras...

Enfim, acho que isso tudo está na maneira de ensinar. Tive excelentes professoras de botânica na faculdade, nunca me esqueci das aulas de taxonomia e fisiologia vegetal com a Prof.ª Liliana Pasin, com quem "destruí o Raven" e muito mais.
Para lecionar botânica não podemos nos prender ao material didático tradicional, cobrar aqueles nomes "horríveis" é praticamente um estupro pedagógico (parafraseando Rubem Alves).
Os vestibulares até que enfim pararam de cobrar tanta "decoreba" de botânica, que bom, assim os alunos podem se dedicar à reprodução vegetal, diferenças nos ciclos reprodutivos, vantagens adaptativas, coevolução... enfim, coisas mais legais :)
Botânica pede aula prática... muita aula prática.
Para auxiliar aqueles que têm dificuldades em encontrar roteiros de aulas práticas de botânica, deixo aqui a dica de hoje: http://www.botanicaonline.com.br/ se trata de um site referente a um grupo de pesquisa de ensino de botânica do IB da USP.
Neste outro site também encontramos várias atividades práticas para desenvolver com os alunos, não só de botânica, mas também de outras vertentes da Bio. É um site realizado por professoras da disciplina Instrumentação para o Ensino de Ciências da USP, bem legal.
Este artigo aborda o tema deste post, se trata de um trabalho que propõe atividades práticas para substituir parte do ensino tradicional meramente descritivo que muitos professores ainda utilizam.
Espero que gostem das dicas!

Inté!

3 comentários:

Anônimo disse...

eu só tenho 12 anos mas quero ser biologa ...mas quero ser biologa que mexe com plantas pois não soutão chegada em INSETOS!!!
eu osto muito de bilogia quero ajudar o mundo. não vejo a hora de fazer faculdade de biologia...agora quero fazer parete deste blog e ficar por dentro de tudo que se trata sobere biologia!!! bjsss adorei as dicas ...xauuu!!!!responda rsrsrs

Camila de Araujo Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas disse...

Gostei muito do material postado e concordo com você no que diz respeito ao Ensino da Botânica, que poucos gostam!!Farei em trabalho com o Ensino da Botânica e agradeço o material postado, ele me ajudará bastante!!!

Abraço!!

digô disse...

Gostei muito da postagem. Sou licenciado em biologia, faço pós em ensino de ciências e em minha monografia (da pós) questiono justamente o fato dos professores de ciências/biologia não gostarem de botânica.
Os materiais que você postou são bem bacanas! Muito úteis para a pesquisa e para docência! Valeu!